Folha de SP: Criação de testamentos vitais triplica em nove anos

Documentos expressam as vontades de quem não tem condições de tomar decisões sobre tratamentos para doenças em estágio terminal “Entendo que a morte é um fato de vida e eu aceito o fim. Porém, não desejo sofrer nos momentos finais da minha vida e prefiro estar junto aos meus familiares.” É assim que começa o testamento vital da engenheira civil …

InfoMoney: Dispara procura por testamentos no Brasil na pandemia; veja regras e para quem compensa

Especialistas dizem que documento não é só para gente rica: qualquer um pode planejar, em vida, forma de disponibilizar os próprios bens A pandemia de Covid-19 fez crescer o número de pessoas interessadas no planejamento e na destinação de seus bens após a morte. Dados do Colégio Notarial do Brasil mostram aumento de 21,38% no número de testamentos lavrados entre …

STJ entende possível a penhora de bem de família em condomínio no caso de execução de aluguéis entre condôminos

Decisão foi proferida pela Terceira Turma. Aluguel por uso exclusivo do imóvel configura obrigação “propter rem”. Por maioria de votos, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ser possível a penhora de bem de família em condomínio no caso de execução de aluguéis entre condôminos. A decisão foi proferida no Recurso Especial n. 1.888.863-SP (REsp), que teve como Relatora a Ministra Nancy Andrighi. Participaram …

Lei que dispensa aval do cônjuge para esterilização voluntária é sancionada

08/09/2022 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM Publicada na edição dessa segunda-feira (5) do Diário Oficial da União – DOU, a Lei 14.443/2022 dispensa a autorização do cônjuge para procedimentos de esterilização voluntária. Oriundo do Projeto de Lei 1941/2022, aprovado pelo Senado Federal em agosto, o texto foi sancionado sem vetos. Entre as mudanças, a norma reduz a idade mínima de 25 …

Mantida decisão que reconhece união estável homoafetiva entre mulher e companheira falecida

05/09/2022 Acórdão anula inventário e garante direitos à autora.     A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu união estável homoafetiva post mortem entre uma mulher e sua companheira falecida, anulando o inventário extrajudicial dos bens deixados por esta e garantindo à autora o direito real de habitação do imóvel compartilhado por ambas. Em votação unânime, foi …

AGU interpõe embargos de declaração em decisão do STF que proibiu cobrança de imposto de renda sobre pensão alimentícia

01/09/2022 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM Nesta semana, a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF, que, em julho, afastou a incidência do imposto de renda em pensões alimentícias, recebeu embargos de declaração pela Advocacia-Geral da União – AGU. A medida pretende afastar obscuridade, contradição e omissão no julgado. A tributação foi afastada por 8 votos a 3, na …